Destaques Sindicais 18/10/2024 12:16:39 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291SP)

Eleição no Conselho Municipal de Saúde de São José do Rio Preto escolhe representantes dos trabalhadores

Marlon Silva, do Sindicato SETH, foi reeleito representante suplente das entidades de classe de trabalhadores e entidades congregadas

Ilson Martins, Marlon Silva e Sanny Lima Braga foram eleitos representantes das entidades de classe de trabalhadores no CMS

Nesta quinta-feira (17/10), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São José do Rio Preto/SP realizou a eleição para escolher seus representantes para o biênio 2024/2026.

Foram eleitos representantes das entidades de classe de trabalhadores e entidades congregadas, Sanny Braga Lima (titular), Marlon Silva (1º suplente), e Ilson Martins (2º suplente).

Reeleito para o cargo de 1º suplente, o coordenador do Sindicato SETH, Marlon Silva, falou sobre a importância da participação dos trabalhadores no CMS. “Vamos garantir que os trabalhadores tenham voz e participação ativa nas decisões do conselho, visando sempre o bem-estar coletivo e a melhoria contínua do sistema de saúde", disse.

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo, compostos por representantes da sociedade civil, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços. Entre suas principais funções estão deliberar e formular estratégias, definir diretrizes para a política de saúde, e controlar a execução dessa política, incluindo aspectos econômicos e financeiros. As decisões tomadas pelos conselhos são homologadas pelo chefe do poder executivo de cada esfera de governo.