O Sindicato SETH colaborou com a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, durante audiência realizada na última quinta-feira (02/10). A comissão apura irregularidades trabalhistas cometidas por empresas terceirizadas que mantêm contratos com a Prefeitura, responsáveis pela prestação de diversos serviços ao município, entre eles na área de asseio e conservação, cujos trabalhadores são representados pelo SETH.
O sindicato foi representado pelo coordenador Marlon Silva, pela assistente do Departamento de Fiscalização Tamires de Almeida e pelo advogado Dr. Alexandre Matta, que forneceram informações e esclarecimentos técnicos fundamentais para o avanço das investigações conduzidas pelos vereadores.
Durante a audiência, a CEI também ouviu os responsáveis por várias empresas terceirizadas e representantes da administração municipal, entre eles o secretário de Saúde, Rubem Bottas, e a secretária de Educação, Renata Azevedo.
A equipe do sindicato contribuiu para a apuração de uma série denúncias recorrentes, envolvendo atrasos no pagamento de salários e benefícios, ausência de concessão e pagamento de férias, entrega de EPIs de baixa qualidade, não pagamento do Prêmio Assiduidade, falta de aplicação do reajuste salarial e dos retroativos referentes à data-base de janeiro de 2025, condutas antissindicais praticadas por algumas empresas, entre outras.
Os representantes do SETH também relataram aos vereadores as tentativas de mediação realizadas junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para solucionar os problemas apresentados, bem como a falta de fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Saúde em relação às empresas que descumprem as normas coletivas de trabalho.
O SETH continuará colaborando com a CEI e acompanhando de perto o andamento das apurações. Nesta semana, está prevista a realização de nova audiência, na qual o sindicato estará novamente presente.
Destaques Sindicais 6 de outubro
Destaques Sindicais 3 de outubro
Destaques Sindicais 2 de outubro
Destaques Sindicais 30 de setembro