Negociação salarial dos trabalhadores de imobiliárias emperra e SETH busca alternativas

Sindicato busca avanço nas tratativas e negocia acordos diretamente com empresas do setor de compra, venda, locação e administração de imóveis de Rio Preto e região

Destaques Sindicais - 16/6/2026 15:28:32 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291SP)


Assista à entrevista feita pelo Programa Jornal do Trabalhador com o presidente do SETH, Sergio Paranhos, nesta terça-feira (16;06)


O SETH não chegou a um acordo, até o presente momento, com o sindicato patronal Secovi com relação à negociação coletiva 2026 dos trabalhadores em empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis de São José do Rio Preto e região, que tem data-base no mês de maio.


Em entrevista ao Programa Jornal do Trabalhador, nesta terça-feira (16/06), o presidente do SETH, Sergio Paranhos, explicou que a entidade patronal apresentou apenas uma contraproposta de reajuste de 4%, o que impossibilitou o fechamento da Convenção Coletiva. “Infelizmente, o Secovi é um sindicato difícil de negociar. Ele endurece, não faz proposta, não tem diálogo."


Diante do impasse, o departamento jurídico do SETH irá encaminhar a negociação para o Tribunal Regional do Trabalho, por meio de dissídio coletivo. Ao mesmo tempo, o sindicato está buscando firmar acordos coletivos por empresa, individualmente, para evitar prejuízos aos trabalhadores. “Muitas empresas estão nos procurando e estamos firmando acordo coletivo diretamente com elas, onde conseguimos negociar reajuste, piso da categoria e benefícios”, explicou Paranhos.


O dirigente também destacou o crescimento do mercado de compra, venda, locação e administração de imóveis na região como um fator que reforça a necessidade de valorização dos trabalhadores. “São José do Rio Preto e região tiveram um aquecimento do setor imobiliário em 2025, com aumento das transações. Não dá para dizer que não há condições de oferecer um reajuste melhor aos trabalhadores.”


O SETH segue à disposição dos trabalhadores e das empresas interessadas em negociar acordos coletivos diretamente com o sindicato. O contato pode ser feito pelo telefone (17) 3203-0077 ou presencialmente na sede da entidade, na Rua Conselheiro Saraiva, 317 – Vila Ercília, São José do Rio Preto/SP.