Assista à entrevista feita pelo Programa Jornal do Trabalhador com o presidente do SETH, Sergio Paranhos, nesta segunda-feira (27/07)
Terminou sem entendimento a audiência de conciliação realizada na última quarta-feira (22/07), entre o Sindicato SETH e o Secovi-SP, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas/SP, na qual foi discutido o dissídio coletivo dos empregados em empresas de compra, venda, locação e administração de imóveis de São José do Rio Preto e região.
Segundo o presidente do SETH, Sergio Paranhos, a pauta de reivindicações dos trabalhadores foi enviada ainda no mês de março, buscando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2028, cuja data-base é maio. No entanto, as negociações não avançaram. "O sindicato patronal apresentou apenas uma proposta de reajuste de 4,15%, percentual que ficou muito abaixo da expectativa da categoria. Nós buscamos o diálogo e fomos à audiência de conciliação esperando que houvesse uma proposta melhor, mas isso não aconteceu", afirmou, em entrevista ao Programa Jornal do Trabalhador, nesta segunda-feira (27/07).
Com o impasse mantido, o dissídio coletivo seguirá agora para julgamento no TRT-15.
Paranhos destacou que, apesar da ausência de Convenção Coletiva, o sindicato continua à disposição das empresas que desejarem resolver a situação diretamente com o SETH. "Nós já firmamos vários acordos coletivos. Os empregadores podem nos procurar para negociar diretamente o reajuste salarial e as demais condições de trabalho. Dessa forma, não precisam aguardar todo o trâmite do dissídio coletivo, que ainda pode levar mais tempo, caso haja recursos", explicou.
Ele também ressaltou que a celebração de acordos coletivos traz mais segurança para empresas e trabalhadores, evitando o acúmulo de diferenças salariais retroativas e permitindo que os empregados recebam mais rapidamente os benefícios negociados. As empresas interessadas em iniciar as negociações podem entrar em contato com o SETH pelo WhatsApp (17) 99113-4760 ou pelo e-mail [email protected].
Mais informações sobre o processo serão divulgadas oportunamente no site sindicatoseth.com.br e nas redes sociais do SETH.
Brasil e Mundo 24 de julho
Destaques Sindicais 22 de julho
Destaques Sindicais 21 de julho
Destaques Sindicais 17 de julho