Assista à entrevista feita pelo Programa Jornal do Trabalhador com o presidente do SETH, Sergio Paranhos, nesta segunda-feira (26/10)
A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo (25/10), foi avaliada pelo presidente do Sindicato SETH, Sergio Paranhos, como uma vitória da democracia e da população brasileira. Em entrevista ao Programa Jornal do Trabalhador, nesta segunda-feira (26/10), o dirigente falou das expectativas da classe trabalhadora para o novo mandato, com atenção à preservação de direitos e à redução da jornada de trabalho.
“Posso dizer que estou contente, não por mim, mas pela população do Brasil. Foi uma eleição em que venceu a democracia, venceu a vontade do povo”, afirmou Paranhos, que destacou a ampla participação do povo no processo eleitoral, incluindo idosos com 98 e 106 anos de idade, que exerceram seu direito ao voto.
Na avaliação do dirigente, a continuidade do governo Lula é importante para a defesa dos direitos sociais, a saúde, a educação e a proteção dos aposentados e idosos, além do fortalecimento da classe trabalhadora. “Com o Lula na Presidência, o movimento sindical fica fortalecido na luta para garantir os direitos dos trabalhadores.”
Durante a entrevista, Paranhos também enfatizou a necessidade de avançar na discussão sobre o fim da escala 6x1 e a adoção do modelo 5x2, com mais dias de descanso para os trabalhadores, conforme implementado recentemente com a promulgação da Emenda Constitucional 141. “Foi difícil implantar o fim da jornada 6x1, conseguimos fazer com que isso acontecesse, então não podíamos de forma alguma deixar perder isso."
Por fim, ele ressaltou que a atuação sindical continuará sendo necessária para acompanhar as medidas do governo e cobrar o cumprimento dos compromissos assumidos com a população trabalhadora. “Não é só votar, nós estaremos participando e cobrando a garantia dos nossos direitos”, concluiu.
Notícias Jurídicas 24 de outubro
Brasil e Mundo 23 de outubro
Brasil e Mundo 21 de outubro
Turismo 20 de outubro