Convenção Coletiva Lavanderias

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO DOS EMPREGADOS EM LAVANDERIAS

2016/2018

CONVENÇÃO COLETIVA PARA IMPRESSÃO

Devem ser considerados integrantes da categoria profissional os empregados que mantenham vínculo de emprego e aqueles que tenham relação de trabalho (trabalhadores) com empresas que exploram o ramo de tinturaria, lavanderias hospitalares, lavanderias industriais, lavanderias de beneficiamento de jeans, lavanderias de roupas em geral e roupas brancas, lavanderias de equipamento de proteção individual (EPI), e lavanderias domésticas.

Parágrafo Único “ Tomando por base as ocupações (funções) exercidas pelos empregados e/ou trabalhadores incluem-se nesta categoria:Supervisores de lavanderia “ chefe de lavagem de equipamentos de proteção individual (epi); chefe de lavanderia; encarregado de lavanderia; encarregado operacional de lavanderia; supervisor operacional de lavanderia.Tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina “ lavadeiro em geral; lavador de roupas a maquina; auxiliar de lavador de roupas, a máquina industrial; lavador de roupa hospitalar; lavador de roupas maquina industrial; operador de centrífuga de roupas; operador de máquina de lavar roupas, em geral; operador de secadora de roupas.Lavadores e passadores de roupa, a mão “ lavador de roupas; lavador de roupa a seco; limpador de roupas a seco, mão; passador de roupas, mão; passador no serviço do vestuário; passador a ferro a vapor; passador de amostras de roupas; passador de roupas; passador de roupas mão; passador de tecidos.

Passadores de roupas em geral “ passador de roupas prensa; passador de roupas em calandra; passador de roupas em manequim.Lavadores de artefatos de tapeçaria “ ajudante de lavador de tapetes; ajudante de lavanderia de artefatos da tapeçaria; auxiliar de lavador de tapetes; lavador de tapetes; operador de lavadora de tapetes; limpador a seco, máquina.Tingidores de roupas.Conferentes-expedidores de roupas (lavanderias) “ atendente de lavanderia; auxiliar de lavanderia.

Pessoal administrativo e auxiliares de todos os gêneros, aqueles que trabalhem em tinturarias,  lavanderias hospitalares, industriais, de EPI, mangas de filtro, carpete, tapetes, cortinas, móveis, estofados, uniformes, aventais, toalhas, lençóis, cobertores, acolchoados, luvas, trapos, processamento de jeans, roupas em geral, inclusive roupas brancas, e outros similares, excetuadas as categorias diferenciadas.