Brasil e Mundo 20/4/2021 20:43:56 » Por Atualizado em 20/4/2021 20:56h

Saúde decide incluir garis no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

A adição do grupo na lista prioritária do PNI vai impactar 255.256 pessoas

Por Igor Gadelha, CNN

O Ministério da Saúde decidiu incluir trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, também conhecidos como garis, no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

A inclusão é uma das mudanças da versão atualizada do Plano Nacional de Imunizações (PNI) à qual a CNN teve acesso e que deve ser publicada pelo ministério até a próxima sexta-feira (23).

No documento, a pasta estima que os trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de todo o Brasil somam 255.256 pessoas, que se juntarão aos demais grupos considerados prioritários.

A nova versão do plano mantém como prioritários idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores de saúde, quilombolas, professores e forças de segurança.

O PNI é uma orientação do governo federal para estados e municípios seguirem ao aplicarem as vacinas. Governadores e prefeitos, porém, têm autonomia para incluir novas categorias no grupo prioritário.

Nova lista de grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19 do Programa Nacional de Imunização (20.abr.2021)
Foto: CNN Brasil

Fonte: CNN Brasil