SETH discute desafios para a categoria dos trabalhadores em condomínios em encontro de dirigentes sindicais

Congresso da CONATEC reuniu sindicalistas de todo o Brasil para discutir ações que visem à melhoria das condições de vida dos empregados e a preservação dos empregos no setor

Destaques Sindicais - 18/11/2022 17:6:19 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291SP)


 

Representantes do Sindicato SETH, Marlon Silva e Leonardo Lelis, participaram, nos dias 17 e 18 de novembro, do Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Representantes dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios 2022, realizado em São Paulo/SP.


O evento é promovido anualmente pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios (CONATEC) e pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios (FENATEC), e tem como objetivo reunir dirigentes sindicais de todo o Brasil para discutir os atuais desafios para a categoria e propor ações que visem à melhoria das condições de vida dos empregados e a preservação dos empregos no setor.


Na ocasião, também foram realizadas as assembleias de prestação de contas, bem como as eleições das duas entidades, tendo sido reeleito o atual presidente, Paulo Roberto Ferrari, para mais um mandato.



O primeiro dia de trabalho teve a palestra do advogado Dr. Fábio Lemos Zanão, especialista em direitos difusos e coletivos, com o tema "limites das negociações coletivas". Zanão abordou aspectos jurídicos que envolvem as negociações entre sindicatos laborais e patronais e apresentou recentes decisões dos tribunais superiores relacionadas às Convenções Coletivas de Trabalho no setor de condomínios, sugerindo estratégias de negociação que contribuam para defender os direitos dos trabalhadores.


Na sequência, o doutor em antropologia e mestre em ciências sociais, José Enéas Bernardo de Oliveira, fez uma apresentação com o tema "Transformação do Cenário Mundial e a Influência da Mobilização Social", na qual falou sobre a importância de os sindicatos serem protagonistas de um movimento de transformação social, que é tão necessário ao País, por meio da mobilização da classe trabalhadora.


Também foi convidado a participar do evento o jornalista Luís Nassif, um dos fundadores do Instituto Datafolha e ex-membro do conselho editorial do jornal Folha de S. Paulo. Nassif falou sobre o resultado das eleições 2022 e o que se pode esperar do cenário nacional, especialmente do governo federal. Diante da crescente automação no setor de condomínios, que tem provocado redução de postos de trabalho, ele propôs que as entidades sindicais promovam a criação de ferramentas tecnológicas que sejam um elo de ligação entre o trabalhador e o tomador de serviços, auxiliando na geração de empregos, principalmente o trabalho avulso.


O segundo dia do encontro contou com a palestra da advogada Dra. Zilmara Alencar, que abordou o tema "aprovação do rol de propostas da categoria dos empregados de edifícios e condomínios para o legislativo federal". Os trabalhos foram encerrados com as falas do presidente da Força Sindical, Miguel Torres, e o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, que destacaram os desafios para o movimento sindical e para a classe trabalhadora no novo governo.