SETH participa de curso da FEMACO sobre práticas sociais, ambientais e de governança

Evento abordou atuação dos sindicatos diante do conceito ESG, que têm refletido nos rumos do trabalho do século 21

Destaques Sindicais - 27/9/2023 15:58:17 » Por
Atualizado em 27/9/202316:6h


Evento foi realizado no auditório do Hotel Pousada Pé na Areia, em Bertioga/SP

 

Através do presidente Sérgio Paranhos, o SETH participou, na sexta-feira (22/09), de um curso realizado pela FEMACO, em parceria com a UGT (União Geral dos Trabalhadores), que abordou a atuação do movimento sindical no contexto das novas práticas sociais, ambientais e de governança utilizadas em todo o mundo, conhecidas internacionalmente pela sigla ESG (Environmental, Social, Governance).


O tema foi apresentado aos dirigentes dos sindicatos filiados à federação por palestrantes da consultoria global LLYC, que falaram sobre as transformações das relações de trabalho que aconteceram nos últimos anos e o papel das entidades sindicais em uma sociedade cada vez mais preocupada com diversidade, qualidade de vida, inclusão social e desenvolvimento sustentável.



Presidente do SETH, Sérgio Paranhos, participou do curso


Para o presidente da FEMACO, Roberto Santiago, o movimento sindical pode ser o diferenciador desse novo mundo, onde os trabalhadores buscam qualidade de vida, consumidores exigem respeito pelo meio ambiente e cidadãos exigem transparência e ética das corporações.


“A tensão entre capital e trabalho há tempos não era tão favorável ao novo modelo de sindicalismo. O momento de mudanças de posturas é imprescindível. Se esse tema for corretamente explorado, poderemos revolucionar a imagem dos sindicatos. Afinal, nós representamos os trabalhadores da limpeza, uma categoria imprescindível no mundo todo”, enfatizou.



Presidente da FEMACO, Roberto Santiago, ressaltou mudanças que ocorreram nas relações de trabalho


Na oportunidade, os sindicalistas também discutiram estratégias para dar continuidade à campanha #RespeiteTodoMundo, a mais recente ação da FEMACO, que tem como objetivo combater os assédios moral e sexual, o preconceito e a discriminação no local de trabalho, incentivando os trabalhadores do setor de asseio e conservação a denunciarem tais práticas aos sindicatos.


A campanha, lançada pela FEMACO no dia 28 de julho, tem sido amplamente divulgada e enaltecida tanto por entidades sindicais nacionais e internacionais, sendo referência de bandeira de luta por igualdade de direitos, respeito e oportunidades em termos de gênero, raça, etnia e orientação sexual.


(Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da FEMACO)