SETH intensifica trabalho de base em São José do Rio Preto e região

Sindicato conta com assessores externos que circulam pela base todos os dias, visitando os empregados das 12 categorias representadas diretamente em seus locais de trabalho

Destaques Sindicais - 18/10/2023 17:14:40 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291SP)


Assista à entrevista feita pelo Jornal do Trabalhador com o presidente do SETH, Sérgio Paranhos


Em entrevista ao Programa Jornal do Trabalhador, nesta quarta-feira (18/10), o presidente do SETH, Sérgio Paranhos, falou sobre o trabalho de base realizado de forma contínua pelo sindicato em São José do Rio Preto e região e as principais visitas já feitas aos trabalhadores neste ano.


O SETH conta com assessores externos que circulam pela base todos os dias, visitando os empregados das 12 categorias representadas diretamente em seus locais de trabalho. Este serviço tem como objetivo ouvir e informar os trabalhadores, esclarecer dúvidas sobre a Convenção Coletiva e promover a sindicalização de novos associados.


Segundo Paranhos, há mais de 160 escolas municipais em São José do Rio Preto onde trabalham empregados do setor de asseio e conservação, como berçaristas e cuidadoras, contratados por empresas terceirizadas. "Fizemos já três visitas nessas escolas para levar orientações sobre os benefícios da Convenção Coletiva, como assistência médica e odontológica gratuita, cesta básica, tíquete refeição, para que o empregado possa saber todos os seus direitos", disse.


O presidente do SETH também destaca o trabalho de base feito junto aos empregados em institutos e salões de beleza, empresas e clínicas de estética e cosmetologia, dois setores em que uma parte dos profissionais podem ser contratados através de contrato de parceria.


Nos setores da beleza e estética, os profissionais que exercem as funções de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador podem ser parceiros das empresas, desde que tenham contrato de parceria firmado com homologação do SETH, conforme estabelece a Lei nº 13.352/2016 (lei do "Salão Parceiro"). "Caso não exista contrato de parceria legalmente celebrado, a empresa deverá registrar obrigatoriamente o funcionário em Carteira de Trabalho", explicou Paranhos.


Outras visitas feitas pelo SETH incluem os trabalhadores que atuam nas creches e instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas, bem como os empregados da Constroeste Ambiental, do setor limpeza urbana, que foram atendidos duas vezes pelo sindicato neste ano através do Odontomóvel, uma van com estrutura de clínica que prestou atendimento odontológico diretamente no local de trabalho.


Já neste último trimestre está sendo realizado trabalho de base junto aos empregados em edifícios e condomínios, que têm data-base no mês de outubro. "Começamos a divulgar a Convenção Coletiva de Trabalho, que acabamos de celebrar. Nossos assessores já estão entregando o informativo do sindicato na base com todas as conquistas que nós alcançamos."


Com esse trabalho de aproximação, de acordo com o dirigente, o trabalhador está compreendendo melhor a função do sindicato. "Nesses últimos anos a grande imprensa prestou um desserviço, falando muito mal dos sindicatos", afirmou. "Agora os trabalhadores passam a entender a necessidade de ter um sindicato forte, pois unidos nós temos mais poder de barganha", concluiu.