Assista à entrevista concedida pelo presidente do SETH, Sergio Paranhos, ao Programa Jornal do Trabalhador, nesta terça-feira (12/11)
Nesta terça-feira (12/11), o presidente do SETH, Sergio Paranhos, falou sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 — seis dias trabalhados e um de folga –, com redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil.
A iniciativa já conta com a adesão de mais de 130 parlamentares, mas para que a PEC comece a tramitar, são necessárias as assinaturas de ao menos 171 dos 513 deputados federais.
Em entrevista ao Programa Jornal do Trabalhador, Paranhos comentou a proposta. "Estudos mostram que o trabalhador que tem mais dias de descanso para repor suas energias tem menos problemas de saúde, falta menos ao trabalho e tem uma produção maior", disse. "Quando o empregado tem que trabalhar todos os dias, ele tem um desgaste maior, isso traz doenças profissionais, o que não é bom para o trabalhador, nem para a empresa", acrescentou.
Ele ressalta, ainda, que a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais é uma antiga bandeira do movimento sindical brasileiro e, com as mudanças culturais que vem ocorrendo em todo o mundo, é chegada a hora de retomar essa discussão.
Outro reflexo positivo da diminuição da jornada para o País, de acordo com o dirigente, poderá ser a criação de mais empregos. "Quando você faz isso, além de ter um rendimento maior do trabalhador em sua atividade, você abre vagas para outras pessoas ingressarem no mercado de trabalho e isso é importante, o Brasil precisa criar empregos e essa PEC vem, realmente, ao encontro do anseio dos trabalhadores", concluiu.
Rua Conselheiro Saraiva, 317 | Vila Ercilia | São José do Rio Preto - SP | Fones: 0xx (17) 3203-0077 | Diretor Presidente - Sergio da Silva Paranhos
Sindicato SETH - Todos os direitos - Desenvolvido por MaquinaWeb Soluções em TI