
O Sindicato SETH ajuizou, nesta quarta-feira (19/11), uma ação coletiva para reivindicar o pagamento das verbas rescisórias e a regularização das pendências trabalhistas dos 938 trabalhadores dispensados pela empresa GF Prestação de Serviços após o encerramento do contrato com a Prefeitura de São José do Rio Preto.
A medida foi tomada após sucessivos descumprimentos por parte da empresa, que deixou de quitar salários, benefícios e rescisões, além de não realizar a baixa nas carteiras de trabalho nem fornecer as guias de FGTS e seguro-desemprego, documentos indispensáveis para que os trabalhadores possam acessar seus direitos básicos e buscar recolocação no mercado.
A ação foi protocolada em caráter de urgência e pede, entre outros pontos, que os valores que a Prefeitura ainda deve à empresa sejam bloqueados judicialmente para garantir que sejam destinados ao pagamento das rescisões dos trabalhadores. O sindicato também solicita a apresentação completa dos documentos trabalhistas da GF, o pagamento das verbas rescisórias, do Prêmio de Assiduidade previsto na Convenção Coletiva e multas legais e normativas pelo descumprimento das obrigações trabalhistas.
A Prefeitura de São José do Rio Preto também foi incluída como responsável subsidiária, uma vez que se beneficiou dos serviços prestados pelos trabalhadores e tinha obrigação legal de fiscalizar o cumprimento das obrigações trabalhistas por parte da contratada. A falha nessa fiscalização contribuiu para a situação de inadimplemento que atingiu toda a categoria.
É importante ressaltar que todos os trabalhadores dispensados em 21 de outubro já estão automaticamente incluídos na ação, sem necessidade de qualquer cadastro ou procuração individual. A entidade seguirá informando a categoria sobre cada novo desdobramento.
Novas informações serão divulgadas nos canais oficiais do sindicato no momento oportuno.
Destaques Sindicais 19 de novembro
Notícias Jurídicas 19 de novembro
Destaques Sindicais 14 de novembro
Destaques Sindicais 11 de novembro