17 3203-0077 / 17 99113-4760
Destaques de São José do Rio Preto e Região 21/9/2020 18:38:20 » Por

Neste Dia da Árvore, que tal plantar uma muda

As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra. Com o aumento do desmatamento, nossa disposição para reflorestar e preservar deve ser ainda maior

Em tempos de desmatamento recorde, principalmente da floresta Amazônica e do pantanal brasileiro, é fundamental que cada um de nós faça sua parte na preservação do meio ambiente. Neste dia da árvore, que marca a chegada da primavera, encorajamos os nossos seguidores a plantar uma muda.

A árvore é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque, entre outros benefícios, aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a poluição ao absorverem gás carbônico, amenizam a temperatura, fornecem sombra e abrigo para diversas espécies de animais.

Além disso, elas também são fontes de alimento, medicamentos e de matéria-prima. Não há missão mais importante na atualidade do que preservar a natureza para que as próximas gerações não sofram com um mundo devastado pela falta de comida, pelo aquecimento global e pela poluição desenfreada.

Foi por essa elevada causa que criamos o Projeto SETH Refloresta (confira aqui fotos do projeto), em 2014, que já plantou mais de 5 mil mudas na área do clube de campo do sindicato, com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José do Rio Preto e de diversos colaboradores.

Este projeto, considerado uma referência para a gestão ambiental da região, é um gesto de profundo amor e cuidado para com a natureza que, se for multiplicado por mais entidades e indivíduos, tem potencial para reflorestar não apenas milhares, mas sim milhões de quilômetros quadrados. Este é o nosso sonho. O de inspirar as pessoas através do exemplo e, juntos, tornarmos o mundo um lugar melhor para todos.