Destaques de São José do Rio Preto e Região 25/9/2020 16:12:7 » Por Atualizado em 25/9/2020 17:21h

Creches de Rio Preto reabrem somente em 2021

As aulas nos ensinos Infantil e Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) também continuarão com as aulas suspensas até o final de 2020

Creche Amor Celeste, no Anchieta (Foto: Mara Sousa - 09/05/2018)

As creches parceiras da Prefeitura de Rio Preto vão reabrir somente em 2021. A informação foi divulgada pela Secretaria de Educação do município, nesta quinta-feira, 24.

A pasta também informou, em nota, que as aulas nos ensinos Infantil e Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) continuarão com as aulas suspensas até o final de 2020. Já as aulas presenciais no ensino médio, no entanto, voltam no dia 7 de outubro, assim como as instituições de curso superior.

Segundo a pasta, a medida levou em consideração a análise do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus e da Câmara de Planejamento para o Retorno às Aulas Presenciais da Secretaria de Educação.

"Foram consideradas as particularidades dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, que apresentam uma maior dificuldade na manutenção das medidas de prevenção de transmissão do vírus. Além disso, o resultado do questionário de opinião sobre o retorno às aulas presenciais revelou preocupação e descontentamento dos pais em um possível retorno presencial", diz a nota da Prefeitura.

De acordo com Sérgio Paranhos, presidente do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de São José do Rio Preto e Região (SETH), que representa os trabalhadores das creches conveniadas do município, os funcionários da maioria das entidades tiveram o contrato de trabalho suspenso por 60 dias nos termos da Lei nº 14.020, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. "Tendo em vista que não houve condição para a retomada das aulas, acabou tomando-se essa iniciativa. É uma dura realidade, mas se as creches fossem dispensar os funcionários, teriam que fazer a rescisão dos contratos de trabalho deles, sendo que a própria Prefeitura teria que garantir o repasse para que as entidades pudessem pagar as verbas rescisórias", disse. "Além disso, as entidades teriam que recontratar os empregados no começo do ano que vem, o que iria desestruturar praticamente todo o sistema de atendimento das creches", concluiu.

Segundo a Secretaria de Educação, o retorno às aulas presenciais para o Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) será analisado levando em consideração os índices da pandemia no município e seguindo os critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo, o que deverá ocorrer em breve.

"Fica autorizada a retomada das atividades presenciais, de forma gradativa e opcional a partir de 07 de outubro, para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, para as instituições privadas de ensino e para estabelecimentos de ensino superior e de educação profissional, observando todas as diretrizes do Plano São Paulo", finaliza a nota.

Nos últimos dias, foram ouvidos 15.446 pais e responsáveis de alunos da rede municipal de Rio Preto, compreendendo um total de 19.591 estudantes. Entre as respostas, 74,9% dos entrevistados disseram que os filhos não retornariam às aulas em um eventual retorno ainda este ano.

Fonte: Diário da Região