Brasil e Mundo 29/10/2020 23:5:52 » Por Atualizado em 30/10/2020 0:2h

Bolsonaro ainda quer privatizar o SUS

Presidente não descartou reeditar proposta de decreto que incluía Unidades Básicas de Saúde no programa de privatizações do governo

Sistema Único de Saúde, público e gratuito, é uma das maiores conquistas da Constituição de 1988

O momento é grave. Após realizar uma profunda reforma da Previdência, que retira direitos da classe trabalhadora e poupa militares, juízes e políticos, a dupla Bolsonaro e Guedes agora quer privatizar o Sistema Único de Saúde, que é público e uma das maiores conquistas da Constituição de 1988.

Por meio de decreto 10.530, publicado nesta terça-feira (27/10), o governo autorizou o Ministério da Economia a fazer “estudos” para incluir as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI).

Embora Bolsonaro tenha revogado o decreto algumas horas depois, devido à enorme repercussão negativa, não há o que comemorar, pois ele e sua equipe econômica neoliberal ainda não desistiram do projeto. Tudo indica que a estratégia do governo será pautar o assunto novamente através de uma Proposta de Emenda Constitucional a ser encaminhada ao Congresso, e esperar o melhor momento para votá-la.

A desculpa para promover a privatização, como sempre, é que o Estado não tem dinheiro para administrar o sistema atual, o que não é verdade. Sabemos que, em um país afetado gravemente pela covid-19, o SUS nas mãos da iniciativa privada representa uma mina de ouro.

Para o empresariado, ter a Saúde em mãos em tempos de pandemia significa lucro, e a intenção destes grupos, que possuem enorme influência política no governo, é utilizar as UBSs como porta de entrada para, posteriormente, financeirizar todo o sistema de saúde.

É muito importante ressaltar que, se não fosse o Sistema Único de Saúde, gratuito e universal, mesmo com todos os seus problemas, o número de mortos pelo novo coronavírus poderia ter sido o dobro do atual.

É por isso que Bolsonaro quer se vingar do SUS. Ele despreza as milhares de vítimas da covid-19, como já deixou claro em muitas de suas declarações, e nutre ódio por todo serviço público, mesmo tendo vivido exclusivamente de cargos e dinheiro públicos durante toda sua vida.

O SUS precisa ser protegido, melhorado e ampliado, pois é uma ferramenta fundamental de bem-estar social e um patrimônio de todos os brasileiros, responsável por milhões de atendimentos. É um dever de todos defende-lo.