Convenção Coletiva Empresas de Turismo

CONVENÇÃO COLETIVA DOS EMPREGADOS EM EMPRESAS E AGÊNCIAS DE TURISMO

2015/2017

CONVENÇÃO COLETIVA PARA IMPRESSÃO

Devem ser considerados integrantes da categoria profissional os empregados que mantenham vínculo de emprego e aqueles que tenham relação de trabalho (trabalhadores) com empresas voltadas ao ramo econômico do turismo emissivo e receptivo, inclusive as empresas e/ou agências de turismo que explorem a organização de eventos e as operadoras de turismo.

Parágrafo Único “ Tomando por base as ocupações (funções) exercidas pelos empregados e/ou trabalhadores incluem-se nesta categoria:Bacharéis em turismo (profissão em vias de regulamentação como turismólogos).

Guias de turismo “ guia de turismo especializado em atrativo turístico; guia de turismo especializado em excursão internacional; guia de turismo especializado em excursão nacional; guia de turismo especializado em turismo regional.Diretores de operações de serviços em empresas de turismo “ diretor de produção e operações de turismo; organizador de evento; promotor de eventos (técnicos em turismo).Supervisor de operações turísticas.

Coordenador de turismo.Consultor de turismo nacional (técnico).Técnicos em turismo.

Operadores de turismo “ operador de turismo exportativo; operador de turismo nacional; operador de turismo receptivo; auxiliar de turismo receptivo.Operadores de viagem “ agente de viagem; agente de turismo; agente de vendas (viagens marítimas); agente de passagens; agente de passagens aéreas; agente de reserva de passagens aéreas; agente de reserva de passagens rodoviárias; agente de venda de passagens.Caixas e bilheteiros “ emissor de passagens; bilheteiro de agência; emissor de passagens aéreas.Recepcionistas “ recepcionistas em geral; recepcionista vendedor de passagens aéreas.Pessoal administrativo e todos aqueles que trabalhem para as empresas de turismo, excetuadas as categorias diferenciadas.