Últimas notícias »

SINDICATO  DOS  EMPREGADOS
EM TURISMO E HOSPITALIDADE
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO

entre em contato conosco
17 3203-0077 / 17 99113-4760
Notícias Jurídicas 20/2/2025 12:27:14 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291SP) Atualizado em 20/2/2025 12:32h

Sindicato SETH repudia decisão do STF que prejudica trabalhadores terceirizados

Tribunal impõs ao trabalhador, ao sindicato ou ao Ministério Público o ônus de provar que a administração pública falhou na fiscalização quando empresas terceirizadas deixarem de cumprir suas obrigações trabalhistas




 

O Sindicato SETH repudia veementemente a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (13), no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1298647, com repercussão geral (Tema 1118), que impõe ao trabalhador, ao sindicato ou ao Ministério Público o ônus de provar que a administração pública falhou na fiscalização das empresas terceirizadas contratadas para prestação de serviços.


Na prática, isso representa um retrocesso grave na proteção dos direitos trabalhistas e favorece a impunidade, pois torna ainda mais difícil responsabilizar os entes públicos de forma subsidiária quando essas empresas deixam de cumprir suas obrigações, como pagamento de salários, benefícios e verbas rescisórias.


Atualmente, é comum que terceirizadas, especialmente nas áreas de asseio e conservação e terceiro setor, atrasem sistematicamente ou deixem de pagar os direitos de seus empregados. E, em muitos casos, ao final do contrato, os proprietários desaparecem, obrigando os trabalhadores a ingressarem com uma longa e incerta ação na Justiça do Trabalho. Como os empregadores raramente são encontrados para arcar com suas dívidas, a única alternativa é buscar a responsabilização subsidiária do poder público.


Agora, com a nova decisão do STF, esse caminho será ainda mais difícil, uma vez que trabalhadores e sindicatos terão o peso extra sobre seus ombros de ter que comprovar a ineficiência da fiscalização, mesmo não tendo acesso fácil a documentos internos do governo ou da empresa.


Outro ponto que merece destaque é que há muitas falhas nos sistemas de licitação, que permitem a contratação de terceirizadas sem recursos financeiros ou patrimônio e incompatíveis com as exigências necessárias para a prestação de serviços. Com isso, logo começam as dificuldades financeiras, surgindo cortes como suspensão de pagamentos, atrasos nos salários e benefícios, entre outros.


Mais do que nunca, os trabalhadores devem estar unidos aos seus sindicatos para protegerem seus direitos. Somente através da união e do fortalecimento da atuação sindical temos chances de lutar diante de uma situação tão desfavorável.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rua Conselheiro Saraiva, 317 | Vila Ercilia | São José do Rio Preto - SP | Fones: 0xx (17) 3203-0077 | Diretor Presidente - Sergio da Silva Paranhos

Sindicato SETH - Todos os direitos - Desenvolvido por MaquinaWeb Soluções em TI

Fale Conosco