17 3203-0077 / 17 99113-4760
Brasil e Mundo 24/10/2019 16:55:15 » Por Atualizado em 24/10/2019 17:39h

Obras desafogam trânsito na Região Norte de Rio Preto

Novas obras

As obras de mobilidade urbana que prometeram melhorar o trânsito de Rio Preto e que já foram entregues começam a ser sentidas pelos motoristas.

O valor contratado para o Plano de Mobilidade Urbana em Rio Preto é de R$ 200.136.842,11 na qual contempla sete obras. Até o momento, foram investidos R$ 163.635.717,83 nas que já foram concluídas e nas que estão em andamento.

A mais recente, entregue no dia 11 de outubro, com três meses de antecedência do prazo previsto, foi o Complexo Viário Yolanda Bassitt que interliga a rua Capitão Faustino de Almeida às avenidas Mirassolândia e Domingos Falavina, passando sobre a avenida Ernani Pires Domingues, na Região Norte da cidade.

Considerada a maior obra de mobilidade urbana do município, além de desafogar o tráfego de veículos na rotatória da avenida Ernani Pires Domingues, o viaduto vai facilitar a vida de quem utiliza o transporte público, cerca de 100 mil passageiros.

Antes da construção do viaduto, as vias Capitão Faustino, Domingos Falavina, e Mirassolândia recebiam 10 mil veículos por dia cada uma. Só a avenida Ernani Pires Domingues recebia 20 mil no mesmo período. O horário de pico era às 7h e às 19h.

De acordo com o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Amaury Hernandes, quem acessava rotatória das vias Ernani e Capitão Faustino, considerada até então o maior gargalo da região, levava em média cerca de 5 a 40 minutos. Com a chegada do viaduto, o tempo caiu para um minuto.

“A rotatória tinha um diâmetro muito pequeno pela quantidade de veículos que passavam por ela. O viaduto deu agilidade e segurança para os moradores da Região Norte, evitando acidentes”, disse Amaury.

Ainda segundo o secretário de Trânsito, a estimativa é de que pelo menos 40 mil motoristas e motociclistas passem diariamente pelo trecho, que cruza vias importantes da Região Norte.

A parte suspensa do complexo de viadutos é exclusiva para veículos automotores. Os pedestres continuam a utilizar a parte abaixo da estrutura. O motorista que segue sentido Centro/bairro pela Capitão Faustino subirá o viaduto e pode decidir se vai para a Mirassolândia ou Domingos Falavina.

Já quem vem pela Domingos Falavina usa as alças inferiores para decidir se acessa a Ernani, Capitão Faustino ou Mirassolândia. O motorista que vem pela Mirassolância, passa sobre o viaduto para acessar a Capitão Faustino ou pelas alças para acessar Ernani ou Falavina.

A estudante Vanessa Bonfante sentiu a diferença no fluxo de trânsito no momento que vai trabalhar após a inauguração do complexo.

“Antes da inauguração era um caos. Pegava as avenidas Mirassolândia e a Philadelpho Gouvea Neto e, quando estava na rotatória, chegava a esperar 10 minutos para consegui passar. Isso porque utilizo as vias em horário de pico. E com o complexo fechado, ficava tudo muito congestionado de manhã. Agora, com o trânsito livre, chego até antes no meu trabalho, porque tá bem mais tranquilo passar por ali”, explicou Vanessa.

O comércio também vem sendo beneficiado com a abertura do Complexo Viário. “Os clientes conseguem chegar com facilidade por aqui. O trânsito ficou visivelmente mais leve e funcional após a inauguração dos viadutos. A tendência é que o movimento melhore nas próximas semanas”, conta Edson Piovedan, comerciante de uma moto peças.