17 3203-0077 / 17 99113-4760
Brasil e Mundo 29/10/2019 15:35:5 » Por Atualizado em 29/10/2019 15:43h

Estudantes se preparam para a reta final do Enem 2019

Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. No dia 3 de novembro, as provas serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. E no dia 10 será a aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

A aluna Amanda Caroline Perez, 24 anos, estudante do cursinho Pré-Vestibular, disse que está se preparando da melhor maneira possível, mas ainda assim é uma incógnita, pois não sabem o que acontecer.

“Estou no 6º ano do cursinho, pretendo passar em medicina numa faculdade federal. Faço as provas anteriores, simulados e isso ajuda muito. Os professores dão dicas, tiram as nossas dúvidas. Estou preparada’’, comentou.

Adrielle Silva Fernandes, 20 anos, afirmou que está se dedicando aos estudos para passar em biologia ou em medicina também numa instituição federal. “Às vezes a ansiedade e o nervosismo tomam conta, pois estou acordando às 7 da manhã, vou para o cursinho, volto para casa às 19 horas e ainda continuo estudando. Então a correria está demais, porém mesmo que as mãos estejam suando, me sinto superpreparada’’, frisou.

Os estudantes devem chegar ao local do exame com uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília-DF. A aplicação terá cinco horas de duração, contada a partir da autorização do aplicador para o início das provas. A publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões será no dia 13 de novembro.

Para fazer o exame, a caneta esferográfica preta de corpo transparente é o principal item. É recomendável levar mais de uma, por precaução.

É aconselhável levar o cartão de confirmação nos dias de prova. A apresentação de documento original com foto é obrigatória. RG, passaporte, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação com foto são válidos para a apresentação, segundo o Inep.

Por Verônica MAESTRELLA

DHOJE